Padronização de imagem

Você sabe o que é uma imagem de disco? Ou melhor, já viu um Gold Disk?
Uma infraestrutura organizada utiliza imagens para facilitar seu dia a dia e ganhar tempo. Vamos entender melhor esse assunto.

Tive acesso ao termo “Gold Disk” nos anos 2000. A idéia por trás dessas duas palavras é de que um computador foi devidamente configurado com todos os softwares necessários, atualizações, antivírus, regras de segurança e customizações corporativas. Esse computador passa a ser uma matriz, e uma cópia da instalação e feita para algum formato de imagem de disco conforme o produto usado para a cópia.
Nos anos 2000 o Ghost era bem comum, com seus arquivos GHO.
Nos anos seguintes outros produtos e formatos vieram , como o WIM da Microsoft, e a virtualização nos presenteou com vários outros, que agora entregam uma máquina virtual completa para implantação na nuvem.

A configuração ideal

Um Gold Disk dá um certo trabalho para criar, mas compensa e muito. Do início ao fim tudo segue documentação. Se há algo novo, alteramos a documentação.
O conceito da preparação é deixar aquele ponto de trabalho pré configurado para um acesso inicial à rede interna sem falhas e com segurança.
Todos os softwares comuns, suportados e atualizados pode ser colocados.
Um perfil padrão de usuário deve ser configurado.
Diretivas de segurança locais podem ser aplicadas desde que não interfiram na preparação e entrega.
Se tudo for feito corretamente, e dependendo do conteúdo da imagem, a entrega de uma estação ou servidor pode levar alguns minutos ou algumas horas, considerando o momento que a pessoa começa a trabalhar e apenas agradece.

Qual é o objetivo?

Antes de criar uma imagem, saiba para que está será utilizada. Uma imagem de laptop não é a mesma de um desktop comum ou de um sistema para devs.
Um servidor de banco de dados não possui os mesmos software do servidor web.
Imagens com 20 ou 30 gigas são bem comuns e a economia de espaço em disco não justifica a presença de uma imagem genérica. Bastante atenção aqui pois pode indicar falta de padronização, e isso gera retrabalho e pontos de auditora.
Tenha imagens direcionadas para a função do servidor ou do departamento. Vai facilitar sua vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *