Como fazer parte da ELITE da TI

,
Como fazer parte da Elite da TI

Fazer parte de um grupo específico da empresa faz bem para a alma, ainda mais quando se faz o que gosta. Na TI administrar sistemas é parte do momento em nossa devoção pela tecnologia e mostra por que merecemos a posição confiada.

Como começar

Ao ingressar na área de tecnologia, você deve ter em mente que não é faculdade, o parente ou o amigão do peito que vai te transformar em um especialista, mas seu dom em tomar conta de algo.

Na TI tem de tudo, e aqui é um degrau de cada vez. Não adianta pular, você cai e demora para subir de novo. Pensar em fazer parte deste mundo requer determinação e paciência.

Se está fazendo faculdade de TI ou já concluiu, significa que você subiu UM degrau. A faculdade de TI é um apanhado de assuntos resumidos espalhados por alguns semestres, que serão esquecidos ao longo do tempo. Além disso não acredite que tudo aquilo que você aprendeu será aplicado na empresa.

Porém, não significa que você não deva fazer um curso superior. Isso é importante pois abre a mente para situações alheias ao seu cotidiano, e é este cotidiano que vai filtrar o que será aproveitado.

TI é algo relativamente novo e a galera não passa de um bando de Severinos (lembra daquele personagem que tinha no programa do Chico Anysio, que fazia de tudo?). Todo mundo que está ali sabe fazer um monte de coisa. Se não sabe aprende e se vira. Está lá para isso.

Para se dar bem é preciso saber o que está fazendo e para que serve aquele hardware ou software.

Então, comece pelo básico. Aprenda a diferenciar as coisas, desmontar e montar um computador, instalar um sistema operacional, apagar tudo, copiar, fazer backup para a nuvem, estragar algo (e arrumar direito), interligar as coisas em casa pela rede cabeada e sem fio, etc.

A TI é como qualquer outro departamento, uma verdadeira quinta série. Só é mais bagunçada porque o público que predomina é masculino. São garotos sendo garotos. Menciono isto porque é um parquinho de distrações e se você cair na pilha, não vai aprender o que precisa.

Uma dica para se dar bem neste mundo é comparar à outros setores e profissões. Cada área tem seu momento de absorção de conhecimento. Em TODAS há o tempo dedicado à literatura e explicação. A outra parte é a muvuca.

Podemos comparar com o plantão médico, o debate no tribunal, uma mistura de materias químicos, a montagem de um motor, uma análise biológica, a condução de algum veículo pesado ou veloz, e o que mais você se lembrar.

Procure participar de situações críticas, em que o aprendizado é rápido e valioso. Na TI conhecemos estes momentos como Hands-On, ou mão-na-massa.

O que aprender

O momento hands-on pode vir antes ou depois de aprender algo. Se vem antes aprende-se na raça, na coragem. Uma vez inserido neste ambiente, com ou sem caos, vale a pena ficar um passo à frente. Isso conseguimos com cursos e muita leitura. Se você teve a sorte de saber que algo novo está sendo cogitado, se adiante.

A seguir vou dar exemplos de como ficar um passo à frente em alguns dos aspectos comuns da TI. Livros e tablets podem ser levados para qualquer lugar, basta usar seu tempo livre para estudar.

Na infraestrutura existem basicamente recursos de gerenciamento e monitoramento. Gerenciar significa colocar algo para funcionar, instalar, configurar, readequar e desativar. Se você não sabe, nem põe a mão. Aprenda primeiro. O risco de estragar algo ou perder tempo é proporcional à falta de conhecimento.

Aprendendo sobre hardware. Essa é a parte mais complicada. Se estragar, o conserto fica caro. Então é bom conhecer bem. Se você vai abrir o equipamento, aprenda sobre elétrica e eletrônica. Se o equipamento não requer a desmontagem, aprenda sobre como este deve ser conectado e suas especificações.

Aprendendo sobre Linux. Se vocé fora da curva, este é seu nicho. Linux não é para qualquer um. A vida é linha de comando. Esqueça aquele Linux com gnome ou kde, a não ser que a empresa faça uso da versão desktop. Tudo é linha de comando e parece que parou no tempo, antes do Windows surgir. Tem coisa que só funciona bem no Linux ou somente neste.

Aprendendo sobre Windows Desktop. Esta é a vida dos usuários finais. Basicamente, aprenda sobre o Windows que está na versão suportada. Não perca tempo dando atenção às versões antigas, pois serão removidos logo. Se a empresa fica alimentando estes monstrinhos ultrapassados, considere se vale a pena ficar na empresa, pois esta vai ter dificuldad de progradir no mercado.

Aprendendo sobre Windows Server. Aqui é o Windows Desktop turbinado. funciona da mesma maneira, sem as decorações visuais. A versão para servidores vem com funções adicionais para auxiliar a prover diversos serviços, sendo os principais Active Directory, DNS, DHCP, publicação web e virtualização. Deve-se saber sobre rede também. A seguir algumas sugestões para o aprendizado:

Aprendendo sobre rede. Saímos do mundo gráfico novamente. Embora os produtos atuas tenham sua interface gráfica. a coisa toda acontece atrás desta. Endenda como tudo funciona em torno do TCP/IP, versão 4 e 6. Ajuda a entender melhor como funcionam os demais nichos.

Aprendendo sobre armazenamento. Na empresa as coisas não ficam em HD externo. Há fitas de backup e equipamentos com vários discos, então, aprenda sobre as características do hardware e software dedicado a isso. Envolve também virtualização e rede de alto desempenho.

Aprendendo sobre virtualização. Leia-se VMware, Hyper-V, Nutanix e Citrix. Aprenda sobre estes produtos. Especializar-se em somente um deles é uma boa decisão. São a base da infraestrutura de servidores e quase tudo é excutado nestes produtos.

Aprendendo sobre computação em nuvem. os principais fornecedores de computação em nuvem são a Amazon, Google, Microsoft, Huawei, Oracle. É tudo muito parecido, sendo que cada um oferece algo a mais. Estude a que lhe agrada, que está melhor posicionada no mercado ou em utilização na empresa. Não tem segredo, só dedicação.

Aprendendo sobre segurança. Chegamos ao monte do Olimpo. Quem está aqui, conhece as nuances de cada um dos outros aspectos. Para se dar bem é preciso saber muito, mas sem ser generalista. Tem muita proximidade com rede e configuração de sistemas. Boa parte das empresas exige, por exmplo que você saiba configurar o firewall, porque exige uma pessoa generalista. A segurança trata do que não pode ser configurado no firewall. Basicamente é saber controlar todos os pontos aonde há algum risco, seja a origem interna ou externa.

Chegando perto do topo

Sabe quando você passa a fazer parte da Elite? Não é quando você vira um senior. É quando seu nível de confiança atinge um grau em que você faz as coisas com tranquilidade e no modo automático.

A partir deste ponto você ganha autoridade, e posições melhores na empresa ou no mercado surgem. Você será pago por todo aquele tempo que você dedicou aprendendo para melhorar a cada dia, E o tempo lhe concederá responsabilidade para coordenar equipes e auxiliar novos membros da elite.

A medida que vai evoluindo, nada mais vai parecer um bicho de sete cabeças e pôr a mão na massa será apenas uma questão de hobby ou curiosidade, só para não perder o costume…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *