Você sabe porque fica batendo a cabeça ao configurar algo no Windows 64? Vamos ver aonde você está errando.
Windows on Windows
Também conhecido como WoW, é uma camada de compatibilidade das versões 32 bits do Windows, que existe desde a versão NT 3.51. Muitas pessoas da TI, até os especialistas, não fazem ideia do que é isso. Mas deveriam.
Esse recurso foi criado para dar tempo aos desenvolvedores de software adaptarem seus códigos para a arquitetura 32 bits. Essa camada permite a execução de sistemas com arquitetura 16 bits, com seus arquivos INI, DLL, etc, simulando sua estrutura a até controlando apontamentos na memória. Em um Windows 32 bits, a estrutura nativa é montada para a execução de aplicativos 32 bits. Estes não usam autoexec.bat, config.sys ou configurações novas. Mas vamos esquecer 16 bits e complicar um pouco mais.
No Windows 32 bits, DLL 16 bits vai para a pasta Windows\System. Já as bibliotecas 32 ficam na pasta Windows\System32. A solução para a época seria um problema no futuro, mas ninguém sabia.
WoW64
Essa é a nossa realidade hoje. Lemos essa sigla como Windows 32 bit On Windows 64 bit. Surgiu em 2001 com a primeira versão x64 do Windows. Novamente a Microsoft implementou uma camada para permitir que os desenvolvedores adaptassem suas aplicações para x64.
No Windows 64, à primeira vista, temos uma estrutura parecida com aquela nos 32 bits, e é nesse ponto que as confusões ocorrem.
Se não prestar atenção ao fato de que o sistema operacional é 64, na cabeça da pessoa é tudo 32.
Vamos por partes, igual ao Jack.
Ao abrir a raiz do drive C:, vemos duas pastas program files. A pasta Program Files contém aplicações 64 bits, e a pasta Program Files x86 contém aplicações 32 bits. Já vi pessoas ignorarem completamente a pasta x86 e instalar tudo na outra. Fica uma zona, mas é possível.
A próxima é a pasta Windows\System32. Aqui ficam todas as bibliotecas 64 bits. Não tem nada de 32 bits. Com a chegada da arquitetura 64 a Microsoft percebeu que tinha cometido um baita erro nomeando esta pasta assim. Criou-se então a pasta Syswow64, e aqui estão as bibliotecas 32 bits.
A confusão ocorre porque as pessoas querem controlar aquilo que o sistema operacional controla, ignorando sua arquitetura.
A pasta Windows\Sysnative é outra que ajuda na confusão. O PowerShell 64 fica aqui. No Windows 64, se não tomar o devido cuidado, você aciona o PowerShell 32 e toda a execução será feita na camada de compatibilidade. E lá se vão horas ou dias de codificação e tratamento de erros.
O registro do Windows também não escapa. As configurações 32 bits são redirecionadas para a chave
HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Wow6432. Já tudo que for 64 vai para a pasta HKEY_LOCAL_MACHINE\Software. Tudo certo e perfeitamente compreensível.
O que o futuro nos espera?
Sinceramente acho que vamos ficar nessa bagunça de 32 vs 64 por muitos anos. O windows 11 e Windows Server 2022 so existem na versão x64. É tudo muito recente. A Microsoft já deu o primeiro passo e deixou o recado para o mercado: De agora em diante criem software 64bits, e se não fizerem isso, ficarão de fora.
Deixe um comentário